quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Análise de courseware

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO: COUSEWARE


PROFESSORA ADRIANA SOARES PEREIRA


Análise de um courseware

Será feita a análise de objetos de aprendizagem denominados applets, disponíveis em www.fisica.ufpb.br/prolicen/ sendo o último acesso realizado em 12 de novembro de 2009.


Segundo o site acima:
Os applets assumem as seguintes características:
  1. Permitem a alteração de dados mesmo estando a execução em pleno andamento sem interferir na animação;
  2. Para atualização dos dados com nova animação é necessário apenas pressionar o botão Atualizar;
  3. O botão Parar é o responsável pela parada da execução com o objetivo de observar os dados instantâneos;
  4. O botão Continuar recomeça a execução sem incluir os novos dados de entrada;
  5. O botão Limpar posiciona o applet no início da execução esperando a ação do usuário, o uso do botão Atualizar ou Começar.

A análise será feita com base no applet de nome Colisão Elástica.

O software é fácil de usar, a navegação é intuitiva e ele não utiliza gráficos para ilustrar o fenômeno nem som – o que aqui está de acordo, pois numa colisão elástica, para a energia do sistema se conservar, não deve haver dissipação na forma de energia sonora. Sob os corpos que colidem (quadrados azul e vermelho, que aliás, seria melhor que fossem cubos ou esferas) está um plano (em amarelo escuro) que poderia não aparecer, dando a ideia de que os corpos se encontram no espaço – mas, já que aparece poderia vir especificado de que o plano (superfície) não tem atrito, visto que outra condição para a conservação de energia do sistema (quadrados azul + quadrado vermelho) é a não dissipação de energia na forma de calor.


Não possui pré e pós teste nem avalia o progresso do aluno que tem autonomia na navegação, podendo alterar dados iniciais rapidamente, e também a possibilidade de rever conteúdos já estudados – como as leis de conservação de energia e de momento linear. Os resultados da aplicação destas leis aparecem diretamente no layout do software sendo que o aluno pode calcular os resultados através das expressões matemáticas que caracterizam o fenômeno, deduzidas em aula, para confirmação.

O software pode ser usado em grupo de forma a promover a discussão acerca de resultados esperados e de problemas com a visualização do efeito das colisões.

Tem como pontos positivos, o aspecto quantitativo, isto é, a inserção de valores como dados iniciais que originam valores como dados de saída (que podem ser confirmados pela resolução das expressões matemáticas) e a “visualização qualitativa” do fenômeno.

Tem como pontos negativos, justamente a falta da “visualização quantitativa” da colisão, isto é, dependendo dos valores das velocidades iniciais dos corpos, se elas forem próximas por exemplo, eles podem “varrer” o espaço destinado no layout para colisão sem que esta ocorra; além disto, é feita uma espécie de escala com as velocidades dos corpos, isto é, uma velocidade real de 20m/s aparece como cerca de 3 m/s, por exemplo (assim uma velocidade real de 40m/s corresponderia a cerca de 6 m/s). Este ponto poderia ser melhorado “esticando-se” o layout ou fazendo-se os corpos retornarem ao lado direito da tela por quantas vezes necessárias fosse para colisão ocorrer. Com os dados iniciais, pode-se prever o tempo necessário para colisão ocorrer (se for o caso), o que não é feito pelo applet.

Outro ponto negativo é a falta de opção no sentido das velocidades iniciais, que no objeto de aprendizagem em questão é só para a direita para os dois corpos, o que significa a impossibilidade de uma colisão frontal.

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